DICAS DE SEGURANÇA: Parte I - Em Viagem

A segurança e proteção pessoal em casa ou no exterior dependem do conhecimento de seu ambiente, de cuidados e de bom senso em todos os momentos.


Em Viagem

- Planeje sua viagem.


- Familiarize-se com a cultura, costumes, leis locais e clima político dos países a serem visitados.


- Use a companhia aérea conhecida e confiável.


- Prepare com antecedência toda a documentação necessária para a viagem (passaporte, vistos, vacinas, etc).


- Obedeça os horários de check-in exigidos pois as revistas de documentos e bagagens estão muito mais criteriosas, exigindo portanto mais tempo.


- Tire fotocópias dos detalhes de seu passaporte e vistos e coloque-os em malas ou volumes diferentes.


- Viaje anonimamente sem mostrar o logotipo de sua empresa ou etiquetas para bagagem que identifiquem-na. Escreva apenas o seu nome, endereço comercial e número de telefone em uma etiqueta comum. Escreva seu endereço residencial completo em uma etiqueta que deve ser colada na parte interna da tampa de sua mala.


IMPORTANTE: NÃO USE CARTÕES DE VISITA COMO ETIQUETAS DE BAGAGENS!


- Não carregue desnecessariamente, documentos que identifiquem seu nome, cargo ou associação com organizações em particular e documentos de filiação profissional ou política.


- Não fique passeando por áreas públicas do aeroporto. Vá para o saguão de embarque apropriado assim que possível.


- Mantenha contato, sempre, com sua bagagem de mão.


- Fique longe de bagagens, sacolas e volumes sem dono.


- Fique alerta se abordado por estranhos que fazem muitas perguntas ou pessoas que prestam muita atenção naquilo que você diz. Mantenha comportamento discreto. Ao falar com estranhos, seja tão vago quanto possível em relação ao seu destino final, hotel, duração de sua estadia e o propósito de sua visita.


- Procure combinar com alguém para ser apanhado no aeroporto; alguém conhecido ou cuja identificação seja de fácil verificação. Não dê sua bagagem para nenhum indivíduo carregar até ter certeza que ele é confiável.


- Se possível, peça para que o nome do motorista, o modelo do carro e se possível a placa sejam informados (enviados por e-mail) antes do início da viagem.


- Obtenha notas de baixo valor da moeda do país que vai visitar, antes de viajar.
- Seus medicamentos devem ser levados em suas embalagens originais com as bulas, na bagagem de mão. Leve detalhes médicos pessoais, relacionados com os medicamentos ou condições médicas para o caso de ficar doente durante a viagem.


- Não leve pacotes ou presentes em nome de pessoas desconhecidas. Sempre assegure-se sobre o conteúdo do pacote.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails