DICAS DE SEGURANÇA - Parte III - Nas ruas (em viagem ou na sua cidade)

A segurança e proteção pessoal em casa ou no exterior dependem do conhecimento de seu ambiente, de cuidados e de bom senso em todos os momentos.

Segurança nas Ruas

- Em viagem, lembre-se que guerras e situações de conflito podem gerar alguns atos terroristas, assim devem ser evitados lugares supostamente alvos (Pontos turísticos, Embaixadas e Consulados Americanos, McDonald’s, Pizza Hut, etc).

- Aprenda algumas frases comuns e/ou carregue um dicionário ou cartão com frases úteis para uma emergência. Quando você não falar a língua local, leve um papel com o endereço de seu hotel escrito na língua local para que possam ser entendidos por um motorista de táxi.

-Aprenda a usar telefones públicos e carregue consigo um cartão telefônico e dinheiro trocado para o caso de uma emergência.

-Aprenda a reconhecer os uniformes e credenciais de agentes públicos, por exemplo, polícia e outros serviços de segurança, etc.

- Vista-se e comporte-se de maneira conservadora. Não mostre que tem dinheiro ou jóias. Evite comportamento saliente que possa chamar a atenção pública ou que lhe dê a imagem de estrangeiro potencialmente rico ou importante. Seja educado e aparente simplicidade. Tome cuidado com estranhos que tentarem conversar com você sobre negócios ou tentarem extrair informações pessoais.

- Carregue, pelo menos, um cartão de crédito separado dos outros. Se sua carteira for roubada, você ainda terá uma opção de recurso financeiro.

-Ande, o quanto for possível, por ruas bem iluminadas e movimentadas, de frente para o tráfego. Evite atalhos.

- Nunca mostre grandes somas em dinheiro quando for pagar uma conta. Coloque seu dinheiro em diferentes bolsos para evitar o manuseio de grandes quantias. Lembre-se do quanto tem em cada bolso e quando fizer compras retire do bolso apenas a quantia necessária para aquela compra. Se preferir usar um cartão de crédito, mantenha-o sempre no seu campo de visão e assegure-se de que o comerciante o devolve depois de cada transação. Peça os recibos de pagamento com cartão de crédito que contém, o número completo de seu cartão e os destrua (rasgue-os ou queime-os) e nunca os jogue em latas de lixo.

- Exercite a precaução e o bom senso ao visitar boates, discotecas e outros estabelecimentos que funcionam à noite. Assegure-se, previamente, de que terá transporte seguro de volta ao hotel ou residência – já que táxis confiáveis são difíceis de encontrar durante a noite.

- Tome cuidado em áreas com grande concentração de pessoas, como estações de trem, ônibus e metrô e mercados ao ar livre e locais turísticos – os punguistas (batedores de carteira) preferem agir em locais assim.

- Se possível, evite carregar pastas, laptops etc. quando estiver andando na rua. Carregue pastas, sacolas e bolsas de maneira segura, para prevenir a ação de ladrões que “arrancam” os pertences das mãos de suas vítimas. Ao sair para andar, deixe no cofre do hotel ou em casa itens não essenciais, de difícil reposição como cartões de crédito, carteira de motorista, carteira de associado e fotos de família.

- Se você achar que está sendo seguido – atravesse a rua e continue andando. Se ainda tiver a sensação de que está sendo seguido, vá para um local público e bem iluminado (shopping center, etc). Use roupas folgadas e sapatos confortáveis que permitam andar e correr. Mantenha as mãos fora dos bolsos.

- Esteja sempre preparado para sair de qualquer situação que possa se tornar violenta ou levar ao uso de armas.

- Se confrontado por agressores armados, dê seus pertences, sempre. Não reaja e não faça movimentos bruscos. Nunca carregue grandes somas de dinheiro ou qualquer outro item que você não quer perder.

- Relate imediatamente qualquer roubo de itens pessoais a polícia e os de trabalho à sua empresa.

- A perda ou roubo de um passaporte deve ser imediatamente informado à Embaixada ou Consulado mais próximo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails